Depois do boom de lojas online surge a questão mais premente: já temos loja online, mas não vendemos... e agora?
Depois (ou durante) do boom de lojas online que o contexto pandémico acabou por gerar, acelerar e, nalguns casos, forçar, surge a questão mais premente: já temos loja online, mas não vendemos... e agora?
Vender online não é um trabalho de uma ação só! Desde o processo de pensar na estratégia inicial à implementação dos canais de vendas (ecommerce stores e social media shops), há um processo de capacitação da marca/empresa na criação de recursos para vender online. São necessárias estratégias de marketing digital para garantir formas eficazes de atrair tráfego para a loja online, utilizadores interessados e dispostos a comprar os produtos, e um ecossistema forte e robusto de comunicação, fidelização e conteúdos.
A Matriz SOS (Sell Online Successfully) rapidamente evoluiu para um produto de marketing digital, no qual a equipa de conteúdos e de performance da Modal Brands & Digital trabalha em quatro eixos: Performance, Canais, Comunidades e Conteúdos. A crença de que um trabalho criativo, consistente, estratégico, atrativo e coerente nestes quatro âmbitos levará certamente a uma mudança nos resultados de vendas de um ecommerce. Cada um destes quatro vetores abarca pontos específicos de análise e recomendação, levando a um universo de soluções que, aplicadas corretamente ao contexto de vendas da marca, tendem a resultar de forma mais eficaz.
A decisão de tornar o SOS num produto foi uma consequência inevitável das incessantes perguntas de várias marcas e empresas que chegavam até nós: Como vender online? Como atrair novos clientes? Como obter resultados na minha loja online?
Nesse sentido, o SOS foi transformado num relatório que conjuga uma análise profunda ao universo digital da marca e à sua capacidade de vendas online e, posteriormente, pelas nossas recomendações dentro dos quatro eixos.
Como qualquer projeto, o plano SOS está estruturado por fases cruciais ao seu sucesso. Como se trata de um report, inicia-se sempre pela descrição do estado atual - do que a marca dispõe, que plano de marketing/marketing digital tem, como atua, que políticas adota, quanto investe, etc.. Perante estes dados, tal como um médico faz com os seus pacientes, é apresentado um diagnóstico, no qual a nossa equipa identifica os pontos de dor, as patologias, as anomalias, as falhas e as oportunidades de melhoria de todo o processo, bem como as lacunas que possam estar por preencher. A partir daí, vencendo o trabalho a montante, transporta-se o diagnóstico para o futuro da estratégia. Nos dois passos seguintes, Recomendar e Prototipar, dá-se lugar à(s) solução(ões).
SOS (Sell Online Successfully) foi a denominação escolhida, não só por encerrar em si a expressão "Vender Online com Sucesso", mas acima de tudo por ser um nome que define na perfeição o estado de muitas marcas após a criação da loja online. "Now what?" Muitas vezes há a miragem de que o grande investimento está na infraestrutura, mas a capacidade de vender online está muito para além da criação da loja online e passa por uma presença digital bem estruturada e pela resposta aos vários requisitos de um mercado extremamente competitivo.